segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A comida pode afetar meu humor?

A resposta é sim! Há muitas explicações para a relação de causa e efeito entre comida e humor. A seguir estão alguns exemplos: Variações nos níveis de açúcar no sangue estão associados a mudanças no humor e energia, e são afetados por aquilo que comemos. 

Por exemplo, se sempre comemos pão branco e trocamos pelo integral, o que acontece é que o seu corpo vai liberar insulina mais devagar reduzindo as chances de você ficar de mau-humor. Substâncias químicas cerebrais (neurotransmissores, tais como dopamina, serotonina e acetilcolina) influenciam a nossa forma de pensar, sentir e se comportar. Eles podem ser afetados por aquilo que comeu.

 Baixos níveis de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais pode afetar a saúde mental, com alguns sintomas associados com determinadas deficiências nutricionais. Por exemplo, as ligações foram demonstradas entre níveis baixos de certas vitaminas do complexo B e sintomas de esquizofrenia, níveis baixos de zinco mineral e distúrbios alimentares, e os baixos níveis de ômega-3 e depressão. Já o uso de cafeína é um exemplo de uma relação complexa. Nós muitas vezes optamos por beber, se estamos nos sentindo cansados e irritados, porque ela pode nos dar um impulso e nos ajudar na concentração. Tomando uma xícara de café ou chá também tem um monte de associações psicológicas positivas. 

Quando encontramos um amigo para “um café e uma conversa ‘’ ou para dar uma pausa no trabalho e sentar-se com uma xícara de chá por exemplo, e essas coisas são muito importantes. Mas também muita cafeína (que é um valor diferente para cada um de nós) pode causar sintomas, tais como ansiedade, nervosismo e depressão.. Antes de investigar os alimentos específicos que poderiam estar afetando a sua saúde mental e emocional, vale a pena ter um olhar para o que você já está comendo e bebendo. Geralmente, a maneira mais confiável de fazer isso é manter um diário alimentar todos os dias, por cerca de uma semana. Parece funcionar melhor se você pode escrever o que você comer e beber, na hora que você o faz. 

Quanto mais informações você incluir no seu diário melhor. Meus pacientes se surpreendem quando veem o resultado do diário. Uma coisa fundamental para que você considere será: existe algum alimento ou tipo de comida que eu como quase todos os dias ou em quantidades particularmente grandes? A base de uma dieta saudável é alcançar um equilíbrio entre uma grande variedade de alimentos. Certos alimentos são consumidos na maioria dos dias, pela maioria das pessoas, talvez porque eles são geralmente considerados saudáveis para comer. Infelizmente, por causa da industria e do marketing, muitos vezes esses alimentos estão longe de serem saudáveis.. Muitas vezes é uma combinação de comer muito de alguns alimentos e não o suficiente de outros que está contribuindo para sintomas como depressão ou ansiedade. 

Uma parte essencial de fazer alterações em sua dieta envolve ter certeza que você não esta deficiente nos nutrientes que o corpo necessita diariamente. Então, se você reduzir em um alimento, você geralmente precisa substituir algo semelhante para comer, em vez. Isto pode significar, por exemplo, a substituição de trigo com base em pão com pão feito a partir de farinha de centeio. Os alimentos e bebidas que mais freqüentemente causam problemas são aqueles que contêm açúcar, álcool, cafeína, chocolate, trigo (como pão, biscoitos e bolos), produtos lácteos (como queijo), certos aditivos artificiais e gorduras hidrogenadas. 

Outros alimentos mais consumidos, como fermento, milho, ovos, laranja, soja e tomate, também podem causar sintomas em algumas pessoas. Se serguirmos uma alimentação balanceada podemos melhorar significativamente alterações de humor, ansiedade, ataques de pânico, desejos ou ‘vícios’ de alimentos, depressão (incluindo depressão pós-parto), sentimentos irritáveis ou agressivos, concentração, dificuldades de memória, síndrome pré-menstrual (TPM), transtorno obsessivo-compulsivo, distúrbios alimentares, episódios psicóticos, insônia, fadiga, distúrbios comportamentais e de aprendizagem. 

Meus conselhos são para sempre tomar tomar o café-da-manhã, para manter as refeições regulares, e escolher alimentos que liberam energia lentamente, como aveia e cereais integrais não refinados. Também é importante comer alguns alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, feijão, ovos, queijo, nozes ou sementes, todos os dias.

 Bem como o fornecimento de nutrientes, estas estratégias alimentares ajudar suavizar os efeitos negativos da variação dos níveis de açúcar no sangue, que incluem irritabilidade, falta de concentração, fadiga, depressão e desejos de comida. Os ácidos graxos essenciais, especialmente o ômega-3 encontrado em peixes e linhaça são vitais para a formação e funcionamento saudável do cérebro. 

Outras sementes e frutos secos, como sementes de girassol, sementes de abóbora, castanha e nozes, também contêm nutrientes importantes ‘bom humor’. Raquel Britzke (BSc, FNTP), é nutricionista na clinica Body Wise em Londres, ajudando seus clientes na perda de peso, nutrição esportiva e doenças cronicas em geral.

 Tenha sua marca vista por milhares de pessoas diariamente na internet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário